Vantagens de armazenar arquivos e dados na nuvem

Garantir a segurança dos dados é essencial em um sistema de gestão empresarial. Pensando nisso, escolher onde e como serão armazenados os documentos é um fator de extrema importância para certificar a integridade destas informações. Contudo, isso pode ser um desafio para a maioria dos gestores. Muitos ainda optam pelo armazenamento local dos arquivos de maneira física, em função das diversas dúvidas que podem surgir ao pensar em armazenamento em nuvem (cloud), como por exemplo fatores de segurança, manipulação de dados, entre outros. Preparamos 3 vantagens para você armazenar seus documentos na nuvem.

1. Segurança
Ao armazenar na nuvem, são aplicadas rigorosas políticas de segurança. Portanto, a chance de um ataque cibernético ter sucesso contra esses servidores é muito menor do que um ataque a um computador pessoal, por exemplo. Além disso, quando você opta por contratar uma empresa de hospedagem para o armazenamento em nuvem, toda a responsabilidade com a manutenção fica a cargo da empresa parceira. Por se tratar de um serviço especializado, certamente você contará com uma qualidade maior de gerenciamento e manutenção dos servidores, contando com uma equipe preparada e com um serviço de qualidade.


2. Economia
Investir em sua própria infraestrutura de rede pode tornar-se um processo muito caro e desvantajoso, principalmente para empresas de pequeno e médio porte. Ao optar por armazenamento em nuvem, você encontrará ótimas opções no mercado e com preços extremamente acessíveis. Essa economia não se dá apenas no âmbito financeiro, mas também em questão de tempo de trabalho e, em muitos casos, retrabalho.


3. Compartilhamento de Arquivos
Caso sua empresa seja dividida em departamentos, geralmente, é necessário o compartilhamento de informações entre os setores, pois muitas vezes existem dados que são comuns a dois ou mais departamentos. A forma em que estes dados serão disponibilizados irá influenciar diretamente na agilidade e na eficiência da execução das tarefas. Com um relatório, por exemplo, armazenado em nuvem, basta que um link de compartilhamento seja ativado e qualquer pessoa que o possua poderá acessá-lo, independente da distância. Compartilhar os arquivos em nuvem economiza tempo de trabalho e trará mais produtividade para a empresa.


A Movitel oferece o Vivo Cloud, serviço de armazenamento em nuvem para micro e pequenas empresas. Interessou? Preencha o formulário a seguir que entraremos em contato: